1) Um resumo do que foi estudado nas GAE1, GAE2, GAE3, GAE4. Cabe a você definir o que considera importante incluir no resumo.
· GAE1
COMANDOS ROBÔ TARTARUGA
-pfrente(x) = para frente x passos.
-pdireita(y) = para direita com o ângulo y.
-ClrScr = limpar a tela.
-Dr = desaparecer robô.
-Ar = aparecer robô.
-Ul = usar lápis.
-Un = usar nada.
· GAE2
Todo programa de computador é uma combinação de:
- um algoritmo (a lógica da solução /conjunto de regras de funcionamento),
- uma estrutura de dados associada (organização dos dados na memória do computador para acomodar a solução),
- uma interface (descrição de como o usuário do programa irá interagir com o programa).
· GAE3
- DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
var [nome da variável] : [tipo da variável];
- FOR (Estrutura de controle repetitiva)
for [nome da variável] := [valor inicial] to [valor final] do
begin
[lista de comandos];
end;
· GAE4
ESTRUTURA DE CONTROLE SEQUENCIAL
Declaração das variáveis;
Entrada de dados;
Fórmula de interação das variáveis;
Saída de dados.
ESTRUTURA DE CONTROLE REPETITIVA
- FOR
- WHILE
while [condição] do
begin
[lista de comandos];
end;
- REPEAT
Repeat
Begin
[lista de comandos];
End;
Until [condição];
ESTRUTURA DE CONTROLE ALTERNATIVA
- IF-THEN-ELSE
if [condição] then
begin
[lista de comandos a serem executados caso a condição seja verdadeira];
end
else
begin
[lista de comandos a serem executados caso a condição seja falsa];
end;
- IF-THEN
if [condição] then
begin
[lista de comandos];
end;
----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------
2) Para cada uma das GAEs, você deve informar:
GAE1
2.1 - Qual desafio foi mais fácil de ser executado:
Faça você mesmo 9, pois não precisava me preocupar com os ângulos ao fazer o desenho.
2.2 - Qual desafio foi mais difícil de ser executado:
Desafio termômetro, pois ainda não sabia como fazer programas no Pascal, havia feito apenas desenhos de figuras geométricas.
2.3 - Qual desafio você mais gostou:
Faça você mesmo 10, pois achei legal fazer uma figura tridimensional no Pascal.
2.4 - Qual desafio você menos gostou:
Passo a Passo 8, pois tinha que ficar muito atento para não errar na correção da figura.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GAE2
2.1 - Qual desafio foi mais fácil de ser executado:
Passo a Passo 4, pois só descrevi em etapas a minha rotina.
2.2 - Qual desafio foi mais difícil de ser executado:
Faça você mesmo 4, pois demorei a ter uma idéia para fazer o algoritimo livre.
2.3 - Qual desafio você mais gostou:
Desafio de olhos fechados, foi divertido jogar no meio do exercício de PC.
2.4 - Qual desafio você menos gostou:
Faça você mesmo 2, pois achei que estava faltando comandos, pois já conhecia o jogo original onde haviam várias restrições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GAE3
2.1 - Qual desafio foi mais fácil de ser executado:
Passo a passo 3, pois o algoritimo já havia sido feito anteriormente, só adicionamos o comando FOR.
2.2 - Qual desafio foi mais difícil de ser executado:
Faça você mesmo 2, pois nunca havia feito uma figura arredondada no Pascal.
2.3 - Qual desafio você mais gostou:
Desafio Máquina do Tempo do GAE3, pois depois de fazê-lo foi divertido ficar "brincando" com as idades.
2.4 - Qual desafio você menos gostou:
Passo a Passo 1, pois não entendi a utilidade do programa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GAE4
2.1 - Qual desafio foi mais fácil de ser executado:
Faça você mesmo 1, pois o exemplo anterior tinha dado uma idéia muito boa de como resolver o problema.
2.2 - Qual desafio foi mais difícil de ser executado:
O Faça Você Mesmo 4 do GAE4, pois não consegui entender, em um primeiro momento, como trabalhar com vários comandos juntos.
2.3 - Qual desafio você mais gostou:
Passo a passo 2, pois gostei de "brincar" com o troco da loja.
2.4 - Qual desafio você menos gostou:
Passo a passo 5, pois tive algumas dificuldades em entender como funcionava o comando while neste problema.
----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------
3) Assistam o vídeo Aprender a aprender que está no blog Programando seu computador. Deixe lá um comentário sobre o que você achou do vídeo.
Achei o vídeo muito parecido com a minha vida universitária, já que na graduação a forma de estudo muda um pouco. Enquanto os professores do ensino fundamental e médio te ensinam a matéria os professores da universidade apenas te guiam no seu estudo. Sendo isto claramente retratado no vídeo, onde o "mestre" não ensina o aluno, apenas mostra a direção. O aluno se sente frustrado em um primeiro momento, e até pensa em desistir por não realizar o seu objetivo, mas não esmorece e continua tentando, até que ele consegue e fica mais entusiasmado, pois esta foi uma conquista dele, com seu próprio esforço. Deixando assim a lição: por mais que nosso objetivo pareça distante, não desistir nunca, pois com muita força de vontade e persistência podemos conseguir o que desejamos.
----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------
4) Escrevam neste resuminho, uma sugestão, observação, opinião sobre o desenvolvimento das aulas até agora.
Acredito que não estou acostumada com o estilo da aula de PC, onde estudo por "Guias de Auto-Estudo", mas com o tempo estou me adaptando. Só acho que os guias deveriam ter mais exemplos práticos, onde os comandos são aplicados de fato, para facilitar o auto-estudo, pois às vezes entendo o comando, mas não consigo inserí-lo em certo programa por não ter visto nenhum exemplo feito.